Parceiro B2B Default
Saiba Mais

Tábuas

Normalmente usadas para servir petiscos ou cortar alimentos, as tábuas são itens que sempre estão presentes nas cozinhas dos brasileiros. No texto abaixo, você vai conhecer os tipos, materiais, usos e muito mais. Acompanhe.

Materiais de tábuas

É possível encontrar tábuas de diversos materiais, cada uma com suas vantagens e características. Portanto, elas podem fazer parte de composições e momentos distintos. Veja alguns exemplos.

Tábua de madeira

A tábua de madeira é um dos materiais mais comuns presentes no mercado nacional. Com tamanhos variáveis, existem modelos feitos para cortar alimentos, ideais para um churrasco ou preparações do dia a dia, até mesmo peças criadas para decoração, com requinte e design diferenciados.

Na Camicado você encontra tábuas de madeiras distintas, como eucalipto, muiracatiara, teca, mogno, bambu e outras. Esta última, inclusive, tem ação antibactericida natural, além de ser ecologicamente correta.

Tábua de vidro

Fácil de limpar e com secagem rápida, a tábua de vidro é uma das várias opções presentes em nosso site. Sua maior vantagem é não formar ranhuras, que podem ser pontos de acúmulo de bactérias. Além disso, existem diversos modelos com desenhos coloridos distintos, podendo combinar com a decoração da sua casa.

Deve-se tomar cuidado com quedas, já que o vidro temperado, que é mais resistente a impactos do que os vidros comuns, ainda é um material escorregadio e relativamente frágil.

Tábua de plástico

Tendo a praticidade e a versatilidade como destaques, o plástico é um material comum em vários acessórios de cozinha. Dessa forma, é possível encontrar tábuas de diversos formatos, cores e finalidades. São dois tipos de plástico: polipropileno e polietileno, sendo o segundo menos transparente, mas mais resistente a baixas temperaturas.

O material costuma ser mais durável do que os outros citados. Existe uma diferenciação em cores, que é normalmente usada em restaurantes e que pode ser reproduzida no seu jogo de tábuas:

Tipos de tábuas

Ainda que as tábuas de corte sejam os modelos mais comuns, existem também peças feitas para decorar ou servir. Veja as diferenças.

Tábuas de corte

Os modelos de corte são usados para cortar diversos tipos de alimentos. Podem, portanto, servir como tábuas de carne, queijos, legumes em geral, pães e outros, a depender das suas necessidades.

Entre alguns diferenciais estão os coletores de líquidos, que ficam presentes nas bordas da peça, evitando que algo escorra pela bancada, as tábuas dobráveis, que ajudam a pegar o alimento, e as tábuas com alças, para melhor manuseio.

Tábuas de petiscos

Além dos modelos feitos para corte, você encontra na Camicado diversas tábuas de petiscos, feitas para serem servidas à mesa ou para serem usadas em ocasiões especiais.

Você encontra tábuas para pão, queijos e outros frios, antepastos, entradas e muito mais. Cada uma pensada nos mínimos detalhes para você ter a sua mesa posta ainda mais completa, podendo, inclusive, ser o diferencial que faltava na sua cozinha.

Como limpar suas tábuas

A limpeza das tábuas deve ser feita com cuidado para que seus alimentos não sejam contaminados por bactérias ou outros micro-organismos. Os modelos feitos de vidro podem ser limpos apenas com sabão neutro, esponja e água.

Já as tábuas de bambu, outras madeiras e plásticos (polietileno ou polipropileno) precisam passar por um processo de sanitização, que consiste na lavagem com água, esponja e sabão neutro como primeiro passo.

Após essa etapa, coloque as tábuas em uma assadeira para que elas fiquem totalmente mergulhadas por trinta minutos em uma solução de meio copo de água sanitária para cada dois litros de água. Se alguma delas boiar, deve-se colocar um peso sobre o item. Após esse tempo, basta enxaguar em água corrente e deixar secar.

Suas tábuas novas estão na Camicado

Em nosso site você encontra diversos modelos de tábuas à sua disposição e ainda aproveita para comprar talheres, petisqueiras e demais utensílios de cozinha para deixar a sua casa ainda mais equipada e elegante.